Acredita e conquista

Após a ressaca da conquista mais importante de sempre no futebol português é altura de reflectir sobre o que se aprendeu com esta tomada de posse do troféu europeu mais importante a nível de selecções. 

Antes de mais, não nos podemos esquecer que Portugal é um país cheio de história, cultura e verdadeiros heróis que transportaram o nome desta nação ao redor de todo o Mundo desde há mais de um século. Acreditar não é algo comum no povo português, onde se pode ver que falta por vezes mais confiança em nós mesmos, fé nas nossas capacidades, ousadia de querer superar-nos e acreditar que podemos ser os melhores em algo, e no que podemos fazer para tornar o nosso nome, assim como a nossa pátria, algo que orgulharia os nossos antepassados. 

Nós somos D. Afonso Henriques, nós somos Vasco da Gama, nós somos Fernando Pessoa, nós somos Carlos Lopes, nós somos Zeca Afonso. Poderia continuar a referir grandes nomes de portugueses que escreveram a nossa história nas páginas do mundo, mas a lista é interminável pois somos um povo que ao longo de todos os séculos vimos nascer pessoas que elevariam o nosso nome mais alto. Que deram tudo por um país que quiseram ver crescer e deixar o nome de Portugal e dos seus cidadãos na memória de vários adversários, inimigos, eternos rivais.

Foi isso que um conjunto de atletas durante a última semana teve em mente e mais uma vez conquistaram o topo do mundo. Não só de futebol Portugal é feito, mas sem dúvida que na noite de 10 de Julho vimos um pouco de nós, e de cada um das grandes pessoas anteriormente referidas naquele estádio em França. Assim como em Amesterdão na conquista de várias medalhas, desde a meia maratona, ao triplo salto, e até à conquista do bronze por Rui Costa em Liége.

Mais do que todas estas conquistas significaram para o país e para nós, sendo que também nós somos campeões, o nosso povo teve mais uma vez a prova que se acreditarmos tudo é possível. Se quiserem, façam. Se sonharem, persigam. Lembrem-se que o nosso país teve de ser conquistado metro a metro, e defendido muitas vezes com um homem para cada 10 homens dos inimigos. Lembrem-se que algures há alguém a torcer para que encontrem dentro de cada um espaço para ir sempre mais além e vencer. Lembrem-se que em cada célula do vosso corpo está escrito "vitória". Basta querer, basta lutar, basta perseguir. Vão, vão e conquistem o que vos está destinado.

Autor: João Ferreira 
blog usado meramente como meio de divulgação.

No comments:

Post a Comment