Se o suicídio requer corajem, espero que nenhum de vós seja corajoso.

No outro dia, disseram-me que é preciso ter mais coragem para cometer suicídio, do que para se manter vivo. Estou completamente em desacordo com essa afirmação. E tenho varias razões para tal.
Por muito cruel que a vida ás vezes possa ser, temos de admitir que o verdadeiro acto corajaso é o de permanecer vivo.
Qualquer um se pode matar. É fácil, é cómodo, é conviniente. Depois de morrermos, não há nada. As lutas todas existem na vida, não na morte.
Muita gente afirma que há uma vida depois da morte? Será?
Cá para mim, um ser humano só vive enquanto está vivo. O verbo viver é condicionado pela vida, não pela morte. Se alguém decide continuar a viver, a lutar pelas coisas que quer conquistar, a lutar contra as misérias e as infelicidades que se cruzam com o seu caminho, isso sim requer a maior das coragens.
Se assim fosse, se a corajem fosse necessária para morrer, que verbo seria usado para descrever a força que precisamos para viver? Para que é que seria precisa a cobardia?

3 comments:

  1. concordo contigo. a verdadeira coragem é em lutar pela vida... não pela morte. a morte é um "escape". contudo, eu acredito que depois da vida, ou para além da morte, tem de haver algo. tem de haver simplesmente...

    gostei do texto jen *

    ReplyDelete
  2. na minha opiniao...o suicidio nao é coragem mas sim cobardia. bom texto! ;) xx

    ReplyDelete
  3. viver é a alegria de sentir.
    coragem é não ter medo de sentir.
    morrer é perder a capacidade de sentir.

    ;)

    ReplyDelete